artigos2024_scfz7c

Ética: como investir em sua reputação

Um pouco raro ouvirmos falar em “investimento” em reputação ou Ética, não é verdade? Tive o privilégio de ter dois grandes amigos, autores sobre esses assuntos.

Dr. Joaquim Manhães Moreira, já falecido prematuramente, publicou a obra “Ética Empresarial no Brasil”. Por muitos anos foi o Diretor Jurídico para o Brasil da GE e mais tarde abriu o seu próprio escritório de advocacia.

A livro não fez nenhum sucesso editorial e ainda pode ser encontrado, porém a grande diferença da obra é a riqueza de exemplos práticos. Durante vários anos dei aulas sobre Ética em cursos de MBA´s, e o livro foi praticamente o meu manual didático, em razão de tantos exemplos específicos do dia a dia que enfrentamos no mundo corporativo.

Conheci o Prof. Brad Agle, como professor de Ética em São Paulo para o MBA da Universidade de Pittsburg, e vinha ao Brasil para lecionar essa matéria apenas por uma semana.  Depois de colocar a universidade no mapa como uma das primeiras no ranking no ensino de Ética nos Estados Unidos, foi convidado para a Universidade de Brigham Young, onde permanece há dezesseis anos. Hoje é professor convidado em universidades na Inglaterra em Taiwan, e mais recentemente em Harvard.

Em 2016,  foi o co-autor do livro “The Business Ethics Field Guide” (O Guia de Campo para a Ética nos Negócios, tradução livre).  O Prof. Agle, junto com Tim O´Rourke e Aaron Miller, aponta sete dilemas éticos que os executivos enfrentam, com a mesma riqueza de situações e casos reais. A introdução do livro foi feita por Paulo O´Neil, ex- Secretário do Tesouro dos Estados Unidos e CEO da Alcoa.

O propósito aqui não é o de fazer indicações de livros, mesmo porque são de difícil aquisição, mas sim demonstrar o quão profundamente podem ir autores e personalidades de peso, esmiuçando o tema e mostrando os desafios, dilemas e muitas “áreas cinzas” que encontramos, difíceis de serem imaginadas.

O assunto Ética não é tão simples quanto parece e, não raro, muitos executivos caem em verdadeiras armadilhas, ou fazem algo sem perceber que estão cruzando fronteiras perigosas. Ainda se fala muito pouco, de forma prática e clara sobre o tema, e isso pode pegar (como já pega), muita gente desprevenida.

Princípios à parte, pois não é o foco desse artigo, sejam quais forem os caminhos ou as fontes, é de extrema importância que se tenha em mente investir em sua reputação. Literatura não falta, e artigos das mais prestigiosas publicações estão à disposição na internet. Ferramentas de busca podem trazer diariamente o que se publica nesse tema (se for colocado como “business ethics” o material diário é imenso, do mundo inteiro).

Afinal, sua reputação é o principal ativo que você tem.

Post Anterior
417 / 486
Próximo Post

Últimos posts do blog