Stephen Kink e CS Lewis
Se você é uma pessoa que deseja escrever um livro, um conto infantil, uma história de ficção ou qualquer outra matéria, as indicações dessa semana são para você.
Fiz parte desse "clube" por vários anos, "pensando" em escrever um livro. Quando finalmente decidi, comecei a fazê-lo aos poucos, dentro de minha agenda espremida. No espaço de dois anos, avancei quatro capítulos dos dez que estava planejando escrever.
Na fila de um supermercado nos Estados Unidos, bati o olho em um livro de Stephen King com o chamativo título "On Writing: A Memoir of the Craft". Folheei-o, comprei na hora, embora não fosse fã de seu estilo de literatura (nada contra, apenas questão de gostos pessoais). Descobri o gênio por trás do escritor com simples dicas para iniciantes, junto com uma espécie de autobiografia.
Resumo da história: em seis meses escrevi os seis capítulos restantes e o livro foi lançado, ainda com a minha agenda igualmente carregada. Poso dizer que o livro me “colocou nos trilhos”. Posteriormente veio a publicação em português, “Sobre a Escrita – A Arte em Memórias”
C.S. Lewis foi um dos maiores pensadores do século passado, destacando-se em vários gêneros – ficção científica, crítica literária, teologia, memórias e poesia. Essa edição de "Sobre a Escrita" foi lançada esse ano numa bela encadernação, com conselhos e experiências pessoais preciosíssimas, em textos cheios de humor e ponderações.
Lewis dá dicas muito pontuais, além de capítulos específicos para os que querem escrever contos, ficção, livros infantis e até poesia.
Ambos os livros são de fácil e envolvente leitura. Podem ser o seu projeto nas férias...quem sabe?
Para finalizar, uma citação de C.S. Lewis: "Escrever é como um 'desejo' ou uma 'coceira'. A escrita surge como resultado de um forte impulso e quando ele vem, é preciso liberá-lo".