11como-fazer-amigos-e-influenciar-pessoas

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

É hora de voltar ao básico. O clássico dos clássicos da atualidade sobre relacionamento humano. O que dizer de um livro escrito em 1936 e que já vendeu 16 milhões de exemplares e continua vendendo?

A recordação da obra vem da imagem, quando criança, do exemplar de "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas" na mesa de cabeceira de meus pais, que eu achava "antiquado e fora de moda". Dizia que nunca iria ler um livro escrito por um senhor de cabelos brancos e óculos (sua figura ficou na capa do livro por muitos anos).

Aos 17 anos, tive a primeira oportunidade em vendas, algo que não era meu objetivo e tinha grandes temores e timidez ao tentar vender algo. Era a última coisa que eu queria, mas o ganho era atrativo e aceitei a proposta, sem hesitar. Quando estava praticamente tomado pelo terror, dias antes do primeiro dia na função, minha mãe estendeu-me o livro e disse: "Acho que está na hora de você ler este livro."

Nunca esqueço o universo que se descortinou diante dos meus olhos, com regras simples e práticas sobre como se relacionar com as pessoas. Resumindo a história, aprendi a vender e continuei na área nos primeiros empregos após a faculdade, por vários anos. Vim a perceber décadas depois que esse viés comercial foi um grande ativo em minha carreira.

Há milhares de pessoas que sentem algum tipo de dificuldade em lidar com relacionamentos humanos no trabalho, que têm esse aspecto como uma barreira em sua carreira, muitas vezes buscando soluções sofisticadas.

Minha sugestão é voltar ao básico antes de tentar qualquer outro caminho. Carnegie faz isso de forma magistral e divertida, com conselhos plenamente válidos, por uma simples razão: a tecnologia pode avançar, mas a natureza humana continua a mesma!

Para os que não têm esse desafio, ainda vale “afiar” o nosso estilo ao lidar com pessoas.

Post Anterior
157 / 486
Próximo Post

Últimos posts do blog