se-eu-perder-o-meu-emprego

E se eu perder o meu emprego?

To read in English click here

Sem dúvida, uma pergunta que assusta a muitos. Aqueles que passaram por essa experiência, poderão agregar mais sugestões do que as que tenho aqui, mas deixo algumas ponderações que também poderão servir de uma preparação, se esse momento chegar.

Não deixe para pensar nisso apenas no momento fatal. Uma preparação de mente e de espírito, ajudarão a passar pela tempestade. É o mesmo exercício de um navio de guerra em tempo de paz (e de conflito): os alarmes e exercícios são tão constantes, que quando chega a hora da batalha, o medo é vencido pela segurança do treinamento.

Novos tempos...

As realidades de mercado mudaram muito. Há poucos anos, se alguém passasse menos de três anos em um emprego, teria logo o rótulo de “instável”. Nesses últimos anos, grandes conglomerados globais passaram por intensas transformações e reestruturações, como também grupos brasileiros, e também empresas de todos os tamanhos.

Os números falam por si só: A Robert Half, consultoria de recrutamento, relatou em 2023 que, em comparação ao período pré pandemia, houve no Brasil um aumento em turnover de colaboradores de 56%, à frente do mundo todo e acompanhado por países como França (51%), Bélgica (45%) e Reino Unido (43%). O mesmo relatório mostrou que o percentual de saídas voluntárias por parte das pessoas aumentou de 33% para 48%.

Portanto, perdas ou mudanças de posições são hoje parte da realidade atual e não parte da “tragédia”. Ciente desse ambiente, sua melhor preparação mental não é para o se, mas para o quando isso acontecer com você.

Networking

Um aspecto de vital importância, é fazer do networking uma atividade paralela de qualquer campo profissional. Não são muitos que têm esse comportamento como a sua “segunda natureza”. Manter os contatos de amigos, ex-chefes, pessoas influentes e dar muita atenção a um perfil muito bem montado e atualizado em redes como o Linkedin, fazem parte do processo.

Não se trata apenas de manter os nomes em sua agenda, mas principalmente, alimentar constantemente esses relacionamentos, para quando você vier a precisar dos mesmos, não venha a impressão de que você só procura alguém quando precisa de algo. Um futuro contato com um amigo será muito diferente do que apenas contatar um conhecido. No momento certo, isso valerá ouro.

Desempenho

O bom desempenho e a referência de bons resultados, não são apenas a sobrevivência do emprego atual, ou a busca de um aumento de salário, ou até mesmo de obter boa avaliação anual. Suas conquistas profissionais se formarão no decorrer de sua carreira e a boa reputação será sempre a sua companheira, seja qual for o lugar que você vier a trabalhar.

Portanto, ao buscar um bom desempenho em qualquer área de atuação, você estará na realidade construindo o seu futuro e não apenas garantindo o seu presente. Um lembrete importante: por mais difícil que seja, deixe sempre as portas abertas quando sair de um emprego. Você não conseguirá imaginar hoje o grande ativo que essa atitude representará no futuro.

performance

Muito importante a visão de desempenho no longo prazo de sua carreira

Ainda sobre o seu desempenho, saiba se expor da maneira apropriada. Quando “botar um ovo” (fizer algo relevante, digno de visibilidade) aprenda a “cacarejar”. Durante toda a minha carreira observei pessoas que “botavam ovos maravilhosos” e sempre ficaram em total anonimato, sem visibilidade. Já outros, sem mesmo “botar ovos”, tiveram a capacidade de “cacarejar” em grande estilo, porém com pouca substância e pouco tempo após esse falso alarme, desapareciam. Saiba achar o seu equilíbrio para se expor, da maneira correta e segura.

Atualize-se

Por fim, é crucial você se manter atualizado e que, de alguma forma isso seja expresso em seu currículo. Hoje há centenas de cursos de especialização de muito bom nível, tanto nacionais como internacionais (principalmente de forma virtual), seminários, congressos, treinamento, frequência a associações de classe, viagens de aperfeiçoamento e muitos outros caminhos.

Mãos à Obra!

O elevado esforço em atualizar-se, somado às boas experiências comprovadas com referências, e a construção constante e ativa de um networking de valor, são fórmulas aparentemente simples, mas muito eficientes, na preparação de uma eventual perda de emprego.

Digo aparentemente, pois requer muito esforço pessoal nas três iniciativas, muito antes de que você venha a precisar delas. Não raro, pensamos no desempenho apenas do curto prazo e corremos para iniciar o networking, quando ele já deveria estar formado. Também percebemos o tempo perdido sem a busca dessa atualização, quando, na hora da necessidade, comparamos o nosso currículo com outros.

empregabilidade

Perder o emprego não significa perder a empregabilidade

Não há idade ou tempo para começar a focar seriamente nesses pontos. Estando com eles muito sólidos, você poderá perder o seu emprego, até mais do que uma vez, mas nunca perderá a sua empregabilidade.

Visite www.danilotalanskas.com

Post Anterior
448 / 486
Próximo Post

Últimos posts do blog