gerenciar-o-chefe

Como você "gerencia" o seu chefe?

Anos atrás, dois especialistas em gestão de pessoas, John J. Gabarro e John P. Kotter, escreveram um artigo para a revista Harvard Business Review, sob o título de “Managing Your Boss” (Gerenciando o Seu Chefe). Decidi resgatá-lo, pois o assunto continua muito presente.

Os autores discorrem sobre todos os desafios desse relacionamento muito delicado. Por exemplo, quebram o tabu de uma crença muito arraigada no mundo corporativo, quando dizem que “descobrimos mais frequentemente, que um conflito de personalidade é apenas uma parte do problema – por vezes, uma parte muito pequena.”

Resumindo, o artigo deixa duas simples recomendações:

1. Você deveria ter uma boa compreensão da outra pessoa e de si mesmo, especialmente em relação aos pontos fortes, fracos, estilos de trabalho e necessidades.

2. Em seguida, desenvolver e administrar uma relação saudável, com claras expectativas mútuas e que atenda às necessidades mais críticas do gestor ou gestora.

Lendo essas palavras e pensando em minha carreira, percebi que nunca tinha feito um planejamento detalhado, com um plano específico de como lidar com cada um de meus chefes. Fazemos planejamento de negócios, de nossas equipes, uma gestão detalhada da carreira dos subordinados, porém a gestão desse relacionamento específico, fica mais no intuitivo.

Posso me lembrar claramente, que se tivesse feito isso, teria evitado algumas sérias dores de cabeça. Estamos tão acostumados a sermos treinados e buscar aperfeiçoamento na gestão para baixo e para o lado. Raramente se faz o mesmo esforço para construir a relação para cima. Esse pensamento está longe de sugerir ações para “agradar o chefe”. Estamos falando de um entendimento profundo do estilo, personalidade, desafios e objetivos de quem faz a sua gestão.

É imperativo uma grande dose de empatia e muito, muito planejamento. Uma outra recomendação dos autores é essencial:

“Afinal, os chefes são apenas humanos. A maioria dos gestores realmente eficazes aceita este fato e assume a responsabilidade primária pelas suas próprias carreiras e desenvolvimento.”

Post Anterior
410 / 486
Próximo Post

Últimos posts do blog