nyad

As lições para a sua carreira de NYAD

O longa “NYAD” conta a história da nadadora Diana Nyad (interpretada por Annette Bening), que aos 64 anos decidiu enfrentar novamente o desafio, no qual falhara 30 anos antes: atravessar a nado o percurso de 177 quilômetros entre Cuba e Key West, na Flórida.

Tendo como sua amiga e técnica Bonnie Stoll (interpretada por Jodie Foster), o filme narra todas as barreiras físicas, mentais e, da própria natureza, que estavam à frente de uma façanha como essa. Ambas as atrizes são candidatas ao Oscar de 2024, como Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante, respectivamente.

A cena final, na exaustão da chegada, quando foi necessário até pisar em terra firme para que a travessia fosse válida, Nyad, ao ser recebida por Bonnie, mal podendo falar, deixou três mensagens, com grande emoção:

1.       Nunca, jamais desista!

2.       Você nunca será velho demais para viver os seus sonhos!

3.       Parece um esporte solitário, mas é um time!

São palavras que se aplicam mais do que nunca, em nossas carreiras. Inúmeras barreiras sempre estarão à nossa frente na direção de nossos objetivos. Infelizmente, muitos ficam pelo caminho, mas, a mensagem é tão simples, quanto também difícil: não desistir nunca.

Na maioria das vezes, somos nós mesmos que colocamos a bloqueio da idade para sonhos e objetivos que buscamos conquistar profissionalmente. Estamos em uma época de prolongada longevidade, a qual se reflete no ambiente de trabalho. A busca por mudanças, novos caminhos e oportunidades, assim como o aperfeiçoamento pessoal, nunca terão limite de idade.

Não raro, podemos também pensar que estamos sozinhos. Bonnie chegou até a saltar na água, para dar braçadas junto com Nyad, quando esta achava que não tinha mais forças (embora não pudesse tocá-la, pois a desclassificaria). Nós também temos os nossos times.

Podemos contar com amigos, colegas de trabalho, um bom chefe, mas principalmente com a família. Alguns são afortunados de terem a sua “Bonnie”, que nos traz a força para não desistir, como foi o meu caso. Minha esposa, Marina, desde a nossa época de namoro tinha esse mesmo ímpeto do “nunca desistir” e, graças a isso, alcancei minhas conquistas de carreira e formamos uma família. Sem essa determinação, nada teria sido possível.

Precisamos aprender a reconhecer que sempre temos um time, e, seja qual for a carreira, nunca é uma jornada “solo”.

Em setembro de 2023, ao comemorar dez anos de sua conquista, Nyad publicou em seu site:

"Meu legado não é tanto uma marca nos livros dos recordes. O que espero que tenha se espalhado para uma grande população, é a esperança. Espero acreditar que todos possam alcançar qualquer outra margem que perseguirem."

O filme está na Netflix. Vale a pena conferir.

Post Anterior
419 / 486
Próximo Post

Últimos posts do blog