3 Maneiras de viver os seus valores no trabalho
Três renomadas professoras tiveram um artigo publicado na conceituada Harvard Business Review sobre o desafio de se viver os valores pessoais no trabalho.
Todas PhDs, a Dra. Erin Reid da McMaster University, a Dra. Lakshmi Ramarajan da Harvard Business School e a Dra. Brianna Barker Caza da Universidade da Carolina do Norte, apresentaram o resultado de pesquisas em múltiplas áreas profissionais em três simples recomendações:
1. Sintonize-se com a moralidade do seu trabalho.
2. Questione as regras de "pureza".
3. Procure comunidades que compartilhem seus valores morais.
No primeiro ponto, o artigo discorre sobre a importância de sempre alinhar nossos valores pessoais com aqueles das organizações para as quais trabalhamos e verificar se elas realmente vivem os valores que declaram. Às vezes, as mensagens não refletem a realidade.
Um exemplo intrigante de ambiguidade, segundo as autoras, são as constantes declarações de grandes jornais de sempre transmitir a verdade, e o slogan do The Washington Post, “a democracia morre na escuridão”, que evidencia a contradição.
Por último, discutem os difíceis dilemas e decisões quando os valores pessoais não estão em sintonia com a organização em que se trabalha. As autoras pontuam: “Nossa pesquisa sugere que, muitas vezes, para realmente construirmos carreiras alinhadas com nossos valores morais, precisamos estar dispostos a reconsiderar de quem buscamos orientação e validação.”
Com diversos exemplos de cada uma dessas situações, a mensagem final articula pensamentos que muitos de nós contemplamos ao longo de nossas carreiras.
Ao aplicar os três pontos do artigo às empresas para as quais trabalhei, percebo que sempre estiveram alinhadas aos dois primeiros. As raras vezes em que precisei ponderar sobre o terceiro item foram devido a indivíduos cujos valores pessoais não estavam em harmonia com as organizações.
O artigo é extenso, mas a mensagem é clara e simples, oferecendo passos que podem nos guiar durante, ou até mesmo antes de, enfrentarmos conflitos relacionados aos nossos valores.