Ética: A alta tecnologia, alvo de "hackers" oficiais
Pesquisadores da Universidade Técnica de Berlim "hackearam" o software dos carros da Tesla, permitindo o upgrade e a atualização de novas funcionalidades dos veículos.
Segundo a publicação Insider, "...os estudantes de doutorado afirmam ter descoberto uma forma de acessar todas as funcionalidades aprimoradas e ofertas que a Tesla oferece como assinaturas, mas de graça, efetivamente fazendo uma 'ligação direta' nos carros.”
O artigo continua: “...por meio das atualizações de software da Tesla, a montadora permite que seus clientes obtenham novos recursos, como um 'Impulso de Aceleração' e uma assinatura de Conectividade Premium, mediante uma taxa”.
Novas tecnologias trazem novos desafios aos conceitos de ética (ou à falta deles), a ponto de algumas pesquisas buscarem caminhos para o que não fazer, em vez de soluções para o que fazer, para tornar o mundo mais seguro.
À medida que essas tecnologias avançam, os dilemas éticos a serem enfrentados se tornam mais complexos. Teremos uma base moral sólida para lidar com essas situações?
As fronteiras estão se tornando cada vez mais "cinzas" e difíceis de definir... para quem não estiver preparado!