3james-allen

O Homem é aquilo que ele pensa

À primeira vista, pode-se ter a impressão de que é apenas mais um livro de autoajuda. No entanto, está longe de ser isso. James Allen, um pensador inglês nascido em 1864, foi em 1902 que se mudou com sua esposa para uma pequena cidade na costa sudoeste da Inglaterra.

Lá, ele se dedicava aos estudos, cultivava sua horta e escalava encostas para admirar o oceano. Foi nesse contexto que escreveu "As a Man Thinketh", o título original em inglês. Ele faleceu em 1912, após publicar mais de dezoito obras.

O cerne do livro é a ideia de que as circunstâncias de nossas vidas são moldadas por nossos pensamentos e atitudes. Este clássico é provavelmente um dos mais lidos e citados por oradores e escritores ao redor do mundo, além de ter inspirado milhões de pessoas.

Embora eu tenha tentado selecionar alguns trechos para compartilhar aqui, acredito que essa deve ser uma jornada pessoal. Trata-se de um pequeno livro que pode ser lido em duas horas ou ao longo de uma vida inteira, sempre revisitado em busca de trechos que se mostrem inspiradores em diferentes momentos.

Minha experiência tem sido a segunda opção e o livro continua sendo uma companhia indispensável em minha cabeceira. De fato, com o passar do tempo, ele parece tornar-se ainda mais "atual", especialmente considerando que vivemos em uma era de crescentes desafios à saúde mental, o que tem grande impacto em nossa forma de pensar.

O livro está disponível para compra, e pode ser encontrado em diversas versões em português, em formato PDF, na internet.

Post Anterior
166 / 486
Próximo Post

Últimos posts do blog