O Demônio do Meio Dia
Andrew Salomon, o autor de “O Demônio do Meio-dia”, não é médico, ou possui qualquer outra formação na área da saúde, mas escreveu esse livro mergulhando no tema tão discutido hoje, que é a depressão.
A grande maioria dos livros trazem ensinamentos de médicos e de outros profissionais, em um olhar de fora para dentro do paciente. Salomon é um renomado escritor, sem nenhuma formação médica, mas dá uma intensa e realista visão de dentro para fora, por ele mesmo sofrer de depressão
Nas narrativas, o autor entra no âmago de sua vida no dia a dia, de suas batalhas pessoais, dos efeitos em toda a família, dos períodos altos e baixos, e a constante discussão com o seu psiquiatra, assim como a dolorosa jornada com as medicações. Salomon vai mais longe. Fez pesquisas com várias pessoas com depressão e outros vícios, trazendo uma riqueza inestimável de experiências, e até mesmo de soluções.
Para mim, foi uma viagem a um mundo desconhecido, onde descobri um dos propósitos do livro, segundo Salomon, que é o da empatia por aqueles que têm esse desafio. Para os que já o enfrentam, a obra é uma demonstração de que são se está só.
Nesse livro, não tive apenas um aprendizado, mas muitas emoções marcantes, por entender (ou pelo menos tentar) o que se passa no íntimo de quem carrega, essa que é uma das grandes cargas desse século, que é a depressão.