HYPE
Em “Hype”, a jornalista e advogada, Gabrille Bluestone, desvenda o incrível mundo de grandes fraudes que atingiram o mundo através das redes sociais, manipuladas por cérebros brilhantes, porém criminosos, que se tornaram bilionários da noite para o dia.
Exemplos incríveis são trazidos por Bluestone, mostrando como a busca de prestígio e a satisfação de vaidades, faz com que milhares de pessoas paguem altas somas, por algo que em breve se desfaz como uma bolha de sabão.
O mais impressionante é que o mesmo ocorre com grandes investidores, cegados por um universo de informações, tornando cada vez mais difícil de se discernir o que realmente tem fundamento nas redes sociais.
Hype, não é apenas o nome do livro, mas uma tendência global no exagero e impacto de marketing, opiniões, moda, música, artes e comunicações maciças pelas redes sociais. Hype deriva do inglês “hyperboly”, que significa exagero. Entre muitos jovens, tornou-se um estilo e vida.
Bluestone foi indicada ao Emmy pelo documentário “Fyre Festival: Fiasco no Caribe” da Netflix, cujo caso é um dos exemplos de sua obra.
Livro recém-lançado em 2023, para mim desvendou os bastidores de um mundo que eu conhecia um pouco através dos noticiários, mas que chocou-me por sua amplitude e profundidade. Principalmente, perceber o quanto estamos expostos e fragilizados.