Liderança Baseada em Princípios
Tive o primeiro contato com uma obra de Stephen Covey no início de minha carreira. Um amigo indicou-me um livro “escrito por um jovem e brilhante professor da Universidade de Brigham Young”, com o nome traduzido para o português como “As Raízes Espirituais das Relações Humanas”. Gostei muito da leitura, que traz ensinamentos muito práticos.
Os anos se passaram e, quando me dei conta, Covey havia se tornado um ícone mundial como escritor e palestrante, sendo o carro-chefe de seu sucesso o famoso “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”. Anos mais tarde, tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente e traduzir para o português, ao seu lado, uma de suas palestras sobre os conceitos dos “7 Hábitos”.
Em um momento crucial de minha carreira, quando tive a primeira oportunidade de ser gestor de um negócio, ao assumir a posição, confesso que fiquei bastante inseguro. Parecia que tudo o que eu tinha aprendido até aquela data estava como que “solto” em minha mente. Precisava formatar esse conhecimento e aplicá-lo.
Apesar das milhares de publicações existentes, para me ajudar nisso, escolhi aquela cujo autor eu conhecia bem, principalmente por saber que ele não era apenas um teórico. Foi assim que li e estudei o livro “Liderança Baseada em Princípios”.
A obra traz uma primeira parte focando no desenvolvimento pessoal, para depois entrar nos conceitos de gestão. Ainda mantenho e consulto a edição em inglês que adquiri, cheia de grifos e anotações. Como a abordagem é baseada em princípios, estes não saem de moda, e o livro continua atual como nunca.
Recomendo fortemente a aqueles que buscam desenvolver suas competências de gestão.