Uma Prova do Céu
“Uma Prova do Céu” foi escrito por Dr. Eben Alexander III, um médico formado pela Universidade de Duke, sua terra natal nos Estados Unidos. Posteriormente, por meio de uma bolsa, especializou-se em neurocirurgia cerebrovascular no Reino Unido e dedicou quinze anos como professor adjunto em Harvard.
Autor de mais de 150 artigos para revistas especializadas, apresentou os resultados de suas pesquisas em conferências em mais de 200 países pelo mundo.
Durante sua carreira, ouviu relatos de pacientes que passaram por experiências de quase morte, com paradas cerebrais ou cardíacas, e que retornaram à vida com histórias que ele considerava, inicialmente, fantasiosas. Anos mais tarde, encontrou-se em coma por sete dias devido a uma meningite bacteriana grave.
No livro, ele relata suas próprias experiências extremamente vívidas ao atravessar a tênue linha entre a vida e o pós-morte, e como retornou. Entrelaça essas narrativas com seu conhecimento científico sobre o funcionamento do cérebro, buscando entender como sua experiência foi possível.
Seu livro se abstém de cunho religioso ou filiação a qualquer denominação. Ele se limita a descrever o que vivenciou, experiências que alteraram radicalmente sua perspectiva de vida, enquanto continua sua carreira como neurocirurgião.
Não tenho conhecimento de qualquer doutrina que tenha adotado literalmente as crenças de Dr. Eben com base em suas experiências. O que se tem, porém, é um relato intrigante e profundo que, no mínimo, provoca reflexões importantes em quem lê o livro e reflete sobre o cruzamento dessas fronteiras tão controversas.