Traços de um chefe psicopata
A mundialmente famosa revista Forbes, em sua edição digital do dia 27 de junho de 2023, publicou um artigo com foto ilustrativa do ator Brian Cox, que interpretou o executivo Logan Roy, da série Succession.
Em letras garrafais, o título diz: “Você tem que ser um psicopata para ser um CEO de sucesso?”.
A matéria traz os resultados de uma recente pesquisa feita pela Universidade de Economia e Negócios de Viena, examinando o perfil controverso e turbulento dos executivos de seis grandes companhias.
Suas respectivas culturas são muito conturbadas e com ambientes corporativos instáveis, tendo diferentes graus de sucesso.
Para alívio geral, a conclusão final é de que não é necessário ser nenhum psicopata. Porém, segundo o artigo, em uma exploração mais profunda das infraestruturas éticas das seis empresas, antes e no início dos mandatos desses CEO´s, mostrou que havia várias coisas que poderiam ter contribuído para essas tendências comportamentais “sombrias”:
· Governança interna ineficaz
· Sistemas de incentivos falhos
· Falta de regras de conduta
· Culturas corporativas disfuncionais
· Uma forte pressão para se alinhar com o time da alta administração
Esse artigo nos traz profundas reflexões.
O que deve ser mais forte: a cultura ética do líder, ou a cultura e os controles corretos de uma companhia?
Um desses fatores pode sobrepor-se ao outro? Qual o mais importante?
As conclusões advindas dessas ponderações podem ser a solução para muitos dos escândalos corporativos que vemos hoje em dia, no Brasil e no mundo.