Tim Cook, o gênio que mudou o destino da Apple
A biografia de Tim Cook, escrita pelo jornalista Leander Kahney, é uma leitura agradável que explora a vida do atual CEO da Apple.
Apesar do subtítulo promissor – “O gênio que mudou o futuro da Apple” – para mim, essa biografia oferece uma visão muito mais abrangente. É um estudo profundo da transformação da cultura corporativa.
Tim Cook adota um estilo de gestão praticamente oposto ao de Steve Jobs. Enquanto Jobs era conhecido pela sua forte exposição, estilo centralizador e gestão através de conflitos entre seus subordinados, além de uma personalidade difícil.
Cook opta por um perfil "low profile" e delega autoridade aos seus colaboradores. Com uma personalidade mais acessível, valoriza intensamente o trabalho em equipe em direção a objetivos comuns, refletindo no sucesso da empresa como um todo. Apesar das dúvidas iniciais sobre sua capacidade de substituir Jobs, Cook passou pelo teste com louvor.
Um fato interessante é que Jobs pessoalmente convidou Cook para sucedê-lo como CEO, chamando-o no meio da noite. Jobs tinha plena consciência do estilo e das capacidades de Cook, bem como de suas características pessoais. Um mês depois desse convite, Jobs veio a falecer.