28riding-in-the-waves-of-culture

"Riding in the Waves of Culture"

Raramente recomendo aqui um livro em inglês, mas não podia deixar de compartilhar algo de grande impacto pessoal. Sendo filho de imigrantes, com formação acadêmica em mais de uma cultura e minha carreira em multinacionais, nem eu mesmo tinha a ideia dessa influência em minha maneira de ver o mundo. A leitura do livro foi um despertar.

“Riding in the Waves of Cultures”  (a tradução mais próxima para o sentido em português, em minha opinião seria “Surfando nas Ondas das Culturas”) não é uma obra teórica, mas estritamente baseada em pesquisas com executivos de todas as nacionalidades, mostrando, nos mais diversos assuntos, como os pontos de vista podem variar drasticamente.

Após ter lido o livro, tive a oportunidade de fazer parte de uma série de seminários internacionais de liderança na companhia para a qual eu trabalhava. Minha grata surpresa foi ter o coautor do livro, Fons Trompenaars, ministrando toda uma manhã sobre esse assunto. Fui parte do “laboratório” no qual as mais diversas opiniões foram registradas por uma audiência multicultural. Registros desse tipo é que fazem parte do livro.

Algum tempo depois, ministrei um curso de Negócios Internacionais no MBA da Trevisan Escola de Negócios em São Paulo. Todo o conteúdo foi baseado no livro, junto com muitos estudos de caso. No final do curso, uma aluna aproximou-se e disse: “Se eu tivesse passado por esse curso antes, o início de meu casamento teria sido totalmente diferente.”

Essa aluna era descendente de alemães, cujo marido era descendente de japoneses. As culturas nacionais têm uma forte influência na vida pessoal e profissional. Presenciei muitos desastres nos negócios e em companhias em razão da falta dessa sensibilidade.

Recomendo fortemente a busca dessa publicação para aqueles que trabalham em multinacionais, em ambientes multiculturais ou que tenham um grande volume de negócios com base em exportação ou importação.

Post Anterior
138 / 486
Próximo Post

Últimos posts do blog