18olhar-para-trs

Olhar para trás não muda nada. Olhar para frente muda tudo.

Abraham J. Twerski um renomado rabino e psiquiatra disse: "Ruminar sobre o passado não levará você a lugar nenhum. Aprenda com ele o que puder, e depois siga em frente."

Parece simples, mas não é. O passado nos segura com força, e muitas vezes, seguimos presos a ele sem perceber.

Deixar de olhar para trás exige coragem. Mas é assim que a vida recomeça.

Compartilho histórias reais, que presenciei ao longo da minha jornada:

➡️ Um grande talento que preparei como sucessor foi preterido por um expatriado. Algum tempo depois, saiu da empresa e tornou-se CEO de um forte concorrente.

➡️ Um amigo, que abandonou a faculdade no segundo ano, voltou aos 45 e formou-se aos 50 — inspirado pelo exemplo que queria dar aos filhos.

➡️ Minha esposa interrompeu os estudos pela minha carreira e pelos nossos filhos. Formou-se em Psicologia aos 52 anos, e atua até hoje com excelência.

➡️ Três CEOs íntegros, que conheço bem, foram dispensados por razões políticas, sem qualquer falha real. Todos reconstruíram suas carreiras com dignidade e visão de futuro.

Essas pessoas poderiam ter ficado presas à mágoa ou à frustração. Escolheram seguir.

As feridas, geralmente vêm de dois lados — e ambas pedem movimento:

➡️ As causadas por terceiros – difíceis de aceitar, mas que precisam perder espaço na nossa mente, são doloridas, mas insignificantes. Você continua sendo a mesma pessoa.

➡️ As causadas por nós mesmos – mais profundas, mas que só cicatrizam quando olhamos para frente, e começamos de onde paramos. Nunca é tarde.

Se o passado ensina, ótimo. Mas que seja rápido — e que ele não nos paralise. Ruminar o passado destrói o futuro. A autopiedade destrói a autoestima.

O que aprendi e posso passar para quem inicia a carreira: você não vai ganhar todas, mesmo quando tiver a certeza de estar certo, ou com o senso de justiça ao seu lado. Vai ter frustrações e momentos amargos. Porém, se aprender a não olhar para trás, e seguir sempre em frente, a jornada será tão especial, que no final você verá tudo aconteceu para o seu crescimento.

É como diz aquele velho samba:

"Levanta, sacode a poeira, e dá a volta por cima."

Post Anterior
6 / 559
Próximo Post

Últimos posts do blog