A Inteligência Artificial a Nosso Favor
Dr. Stuart Russell, professor de ciência da computação da Universidade da Califórnia em Berkeley, é também uma autoridade internacional na área de Inteligência Artificial. Junto com Peter Norvig, escreveu “Inteligência Artificial”, principal referência acadêmica do assunto e usado didaticamente em mais de cem países.
Em “Inteligência Artificial a Nosso Favor – Como manter o controle sobre a tecnologia”, Dr Russell dá uma visão muito ampla sobre IA examinando o alcance de sua aplicação, os métodos, os dilemas éticos entre máquinas versus seres humanos, assim como as suas utilizações nefastas e, por outro lado, trazendo benefícios inigualáveis para a humanidade.
Eleito pelo Financial Times como um dos melhores livros do ano, posso dizer que me deu o alicerce para entender um cenário amplo da IA, no qual todas as outras peças se encaixam.
Por exemplo, embora não citado no livro, pude entender a tentativa recente do afastamento do cofundador e CEO da gigante OpenAI, Sam Altman, de parte do conselho da companhia. Seu retorno deu-se rapidamente, mas o que estava em jogo eram diferentes correntes éticas sobre a utilização da tecnologia.
Ao mesmo tempo, Elon Musk nutre uma grande insatisfação pela OpenAI ter se tornado, na realidade, uma rede fechada, ao contrário de sua ideia original de existir uma plataforma de IA totalmente aberta.
São fatos que trarão enormes efeitos na forma da utilização da tecnologia e afetará a todos nós, sem exceção. Para um entendimento amplo dessas, e de muitas outras situações, o livro do Dr. Russel traz diversos cenários do futuro da IA.
Uma leitura muito interessante, mas que se tornou também uma fonte de consulta, nas minhas dúvidas e revisão de conceitos a respeito da IA.